quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Saquarema em festa para louvar Nossa Senhora de Nazareth




Saquarema prepara uma grande festa para comemorar o dia de Nossa Senhora de Nazareth, na quarta-feira, 8 de setembro. Berço da devoção à Santa e local onde foi realizado o primeiro Círio de Nazareth no Brasil, a cidade terá quatro dias de intensa programação religiosa e cultural para homenagear sua padroeira.

Este ano, os fiéis terão oportunidade de louvar Nossa Senhora participando de diferentes manifestações. Pela primeira vez haverá o Círio da Águas — uma procissão de barcos que percorrerá a Lagoa de Saquarema em direção ao Centro —, o Círio das Rodas — romaria de bicicletas, carros e motos ornamentados seguindo de Bacaxá até a igreja Matriz, — e a Cavalgada De Nossa Senhora, com concentração no bairro da Raia. A programação conta ainda com missas em diferentes horários e a tradicional procissão pelas ruas do Centro, seguida de uma grande queima de fogos.

Atividades culturais e diversão também não faltarão nesses dias de festa. Haverá shows com o roqueiro Serguei, a cantora católica Adriana e com Juceir Jr., um dos finalistas do programa Ídolos, da Rede Record, em 2009. Artistas locais farão apresentações de balé, bandas de rock e coral. Barraquinhas com souvenirs, artesanatos e alimentação estarão organizadas por setor, para que as pessoas possam circular com conforto pelo Centro da Cidade.

No último ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazareth, de Belém do Pará, visitou duas vezes o município em reconhecimento a Saquarema como berço da fé na Santa, no país. Devido ao culto a Nossa Senhora de Nazareth, Belém e Saquarema assinaram um protocolo de intenções no ano passado para se tornarem cidades irmãs. A cidade também deverá se tornar Santuário nos próximos anos, conforme vem trabalhando a Arquidiocese de Niterói e a Prefeitura.
O culto a Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema é considerado um dos mais antigos do país. Os primeiros relatos são do século XVII. Conta-se que, depois de uma violenta tempestade, pescadores de Saquarema teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora numa rede de peixes. Ela, então, foi levada para uma cabana para ser cultuada, mas desaparecia para ser novamente descoberta no dia seguinte no alto da pedra que divide as duas praias da cidade. O desfecho dessa história só se deu com a construção no local da igreja matriz da Virgem de Nazareth, em pedra e cal, em 1837.


PROGRAMAÇÃO
. 04/09 – Cavalgada de Nossa Senhora de Nazareth – saída do Clube dos Cavaleiros em Bacaxá – Raia – 18h
. 05/09 – Círio das Águas – concentração às 14h na Capela de São Judas Tadeu no bairro do Jardim, de onde sairá uma grande procissão pela lagoa de Saquarema até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth.
. 06/09 – Círio sobre rodas – concentração às 14h na Praça de Santo Antonio, em Bacaxá, de onde sairá uma grande procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth.
.07/08 – Show da cantora católica Adriana, no Centro.
08/08 – Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazareth às 19hs, no Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário